Início

domingo, 27 de julho de 2014

Essas Mulheres



Essas mulheres que cruzam nossa vida com suas histórias, com suas trajetórias, com suas memórias.
Cruzam nossa vida, trazendo um café, atendendo o portão, ou o telefone, nos olham com olhar enigmático e questionador, mas no fundo elas já sabem o que se aproxima, porque tem uma tal de sabedoria interior que é só delas, que é tal da vida que ensina.
Quem são?
Gente que marca fácil de lembrar, uma tem a voz suave o olhos azuis da cor do mar, outra uma voz forte e rosto expressivo parecia uma linda mulher viking e um recado claro no linguajar, e aquela outra debochada então, ela não mandava recado nem tentava a ninguém agradar, mas me deu uma linda colcha rendada branca de presente de casamento e uma linda frase dizendo que os filhos da minha mãe ela aprendeu e muito a admirar. 
E aquela que olhava minhas unhas e dizia que mais linda ela não via, que me abraçava forte, escondia toda a doçura na língua afiada, para se defender do mundo que assim ela aprendeu a se portar, que olhos que me dissecavam por trás daquelas lentes, mas que baixavam a guarda quando ela vinha me abraçar.
Marias, Iolandas, Alziras, Lenis, muitos outros nomes eu vi partir nos últimos anos, talvez elas nem imaginem o recado que deixaram quando o meu caminho cruzaram, fica aqui minha póstuma e singela homenagem e o agradecimento de ter suas vidas com a minha um dia cruzado.
Mas tem muito mais delas por ai, Neides, Marias, Sonias, Marcias, Elianas, Júlias, Veras, Lúcias, Rosas, Cilenes, Dolores, Nenas, Almenirs, Sandras, Severinas e tantas outras mulheres fortes mais...
Pode ser a minha mãe, ou a sua, a mãe da sua amiga, do seu amigo, ou a mãe do seu amor, seja quem for...
Da próxima vez que cruzar com ela dê uma olhada direito, tenho certeza que você vai perceber algo diferente... algo que não da para explicar, muito além das linhas de expressões do rosto, olhe de novo, é algo no olhar, é um brilho adquirido com o longo passar das décadas, é algo que só elas conseguem carregar.
Olhe mais uma vez e tiver vontade corra para perto dela sinta-se privilegiado em ainda pode-la abraçar.
Se ela não está entre nós meu amigo, feche os olhos ou olhe para o céu  tenho certeza que irá a encontrar, de onde tiver eu sei que ela está a te olhar e ainda muito a te amar. 
Feliz de quem pode ao longo de sua vida cruzar com uma mulher de força e de fé e mais feliz ainda de quem pode reconhecer nela um dia este tipo de mulher.



Homenagem as mães daqueles que cruzam ou um dia já cruzaram o meu caminho. 

Ane Roses 











Nenhum comentário:

Postar um comentário